Normas e Funcionamento



Normas de Funcionamento / Horário de Aulas

Turno da Manhã:

07h ás 11h30 min - Educação Infantil e Ensino Fundamental

07h ás 12h20 min - Ensino Médio

 

Turno da tarde:

13h ás 17h - Educação Infantil

13h às 17h30 ­- Ensino Fundamental

 

Entrada e saída de alunos

Os alunos devem cumprir pontualmente o horário de chegada no Colégio, chegando preferencialmente com antecedência de (10) dez minutos.Os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio têm uma tolerância de cinco minutos de atraso,não sendo permitida a entrada dos alunos após esse prazo.

O horário de saída deve ser rigorosamente respeitado. Ficando estabelecido o prazo máximo de dez (10) minutos para permanência dos alunos no Colégio, após o término das atividades escolares. Salvo alunos em atividades programadas pelo Colégio

Para a segurança dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental- a saída antecipada será liberada mediante a presença dos pais ou com autorização por escrito, se na companhia de um responsável.Os alunos do Ensino Médio serão liberados mediante autorização por escrito do pais/responsáveis.

 

Transferência ou Desistência da matrícula de aluno

No caso de transferência ao longo do ano letivo, os pais ou responsáveis deverão comunicar-se com antecedência, por meio de formulário específico,á Secretaria do Colégio.

 

Organização das turmas/mudança de turno- turma

As turmas são organizadas segundo critérios estabelecidos pelo setor pedagógico (Conselho de classe e professores).

A solicitação de mudança de turno deverá ser feita na secretaria do colégio. Este procedimento não garante a efetivação da mudança,que está vinculada á disponibilidade de vaga, análise pedagógica e aos motivos da solicitação.

 

Uniforme Escolar

O uso do uniforme completo é OBRIGATÓRIO para todos os alunos. Lembramos que o uniforme favorece a identificação, contribuindo para a maior segurança do aluno dentro e fora do Colégio. Pela não-observância na utilização do uniforme, o aluno estará sujeito à não-participação das aulas através de advertências e os responsáveis serão comunicados.

Não será permitida a entrada ou permanência do aluno com bonés, toucas,capuzes,tamancos, sandálias, calças jeans, calças rasgadas, bermudas estampadas, camisas de time de futebol ou de outras instituições. O uniforme deverá ser identificado com o nome e a turma dos alunos.

 

Celular e outros objetos de uso Pessoal

Recomendamos não trazer objetos de valor, pois a Escola não se responsabilizará por perdas e danos dos mesmos. É expressamente proibido o uso do celular dentro da sala de aula. Os aparelhos deverão estar desligados.

 

Material escolar/ achados e perdidos

Todo material de uso pessoal do aluno, deverá estar etiquetado com os dados do aluno, facilitando assim a identificação nos achados e perdidos. Não nos responsabilizaremos por materiais perdidos que não estejam identificados.

 

Lanches/ Funcionamento da cantina

A cantina do Colégio funciona durante o período escolar e em dias de eventos. Não é permitido aos alunos lanchar nas salas de aulas ou em outras dependências do Colégio que não seja na área de alimentação.

 

Transporte Escolar

O colégio oferece os serviços de transporte escolar, sendo que seu uso está restrito à disponibilidade de vagas e local de cobertura dos trajetos.

 

Informações financeiras

Os pais/responsáveis deverão efetuar os pagamentos das mensalidades escolares em agência bancária ou em casas lotéricas até o vencimento. Após o vencimento o pagamento só poderá ser feito via banco,sendo cobrado taxas adicionais pelo atraso.

 

Processo de Avaliação da Aprendizagem

A avaliação consiste na análise de dados qualitativos e quantitativos, e na interpretação desses resultados com base em critérios previamente definidos. Propomos uma avaliação que focalize o aluno, analisando o processo de desenvolvimento, considerando suas características,avanços e dificuldades.

Na Educação Infantil o processo de avaliação acontece por meio da observação do desenvolvimento do aluno em relação aos aspectos cognitivos e afetivo-sociais. O resultado do acompanhamento constante e contínuo é levado ao conhecimento dos pais através de contatos pessoais e trimestralmente.É construído um portfólio do Maternal ao 5º ano que, ao final de cada uma das três etapas letivas é apresentado aos pais, juntamente com o relatório( Infantil) sobre o desenvolvimento do aluno.

No Ensino Fundamental ( 6º ao 9º ano) e Médio, a avaliação escolar baseia-se no desempenho do aluno em diferentes experiências, considerando seu aproveitamento e freqüência.O trabalho escolar utiliza-se de vários instrumentos como testes, diagnose da aprendizagem, simulados, Avaliações Suplementares, trabalhos individuais e em equipe, pesquisas,atividades extra-classe, autoavaliação, dentre outros.

Os conteúdos programáticos anuais serão entregues e explicados pelo professor de cada disciplina, no início do ano letivo,para todos os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

 

Distribuição de pontos 

Promoção: Será promovido o aluno que atingir 60 (sessenta) pontos ao final da 3ª etapa.

Boletim: Ao final de cada etapa, o aluno receberá o boletim com o demonstrativo de seu aproveitamento escolar,sendo de responsabilidade da família o monitoramento dos resultados.

 

Recuperação (estudos autônomos)

Os estudos de recuperação, de caráter obrigatório, representam uma nova oportunidade de aprendizagem para garantir aos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio a superação de dificuldades no seu percurso escolar.Estes estudos são proporcionados como Recuperação Paralela e Final.

Recuperação Paralela: Realizada durante todo o ano letivo, no momento em que se manifeste a deficiência e em face das possibilidades atuais dos alunos.A recuperação Paralela é realizada no decorrer da 1ª e 2ª etapa.

Avaliação Suplementar: Substitui a menor nota das Avaliações Parciais e finais da etapa. Será oferecida ao final da etapa letiva.Alunos do Fundamental podem se inscrever em até 02 disciplinas, alunos do Ensino Médio,em até 03 disciplinas.

Recuperação Final: Será realizada ao final do período letivo,sob a modalidade de estudos autônomos,em época reservada de acordo com o calendário escolar. Somente será encaminhado aos estudos de recuperação final o aluno que não obtiver o mínimo exigido para promoção (60 ) pontos em até 3 ( três ) disciplinas curriculares para o Ensino Fundamental e 04 disciplinas para o Ensino Médio. Em cada uma destas disciplinas, o aluno deverá ter alcançado um aproveitamento mínimo de 40 ( quarenta) pontos durante o ano, para ingressar na Recuperação Final.

Recuperação Final tem um valor de 100 (cem ) pontos que serão assim distribuídos: Trabalho - 30 pontos / Avaliação - 70 pontos. Será aprovado o aluno que obtiver, em cada uma das disciplinas curriculares, aproveitamento igual ou superior a 60 pontos.O registro nos diários de classe e boletins será no máximo, de 60% dos pontos distribuídos.

 

Atividades de casa

Os conteúdos ministrados em aula deverão ser fixados em casa na forma de exercícios e/ ou outras atividades,que serão dosados e cobrados dentro do bom senso.

 

Atividades Extra classe

 Quando programados momentos como: trabalhos de campo ou excursões ,os responsáveis serão avisados com antecedência. Os alunos só participarão, mediante autorização própria do colégio, preenchida pelos pais.

 

Aniversários

As comemorações podem ser feitas de forma simples no horário do lanche ,com a participação somente da turma do aniversariante.

 

Disciplina

É de responsabilidade do professor a garantia de um ambiente adequado ao processo educativo.Os casos disciplinares não resolvidos no âmbito da sala, deverão ser encaminhados ao Coordenador de série e /ou Supervisão Pedagógica. Será de responsabilidade da Direção a aplicação de restrições mais rigorosas. A falta disciplinar será objeto das seguintes sanções:

Repreensão oral;

Advertência por escrito, a ser assinada pelo aluno se maior,ou pelos pais ou responsável,se menor de idade;

Quando se tratar de ato indisciplinar grave,imediatamente ocorrerá a chamada dos Pais ou Responsáveis no Colégio.

 

Reunião de pais

As reuniões acontecerão ao final de cada Etapa Letiva, sendo indispensável a presença dos pais ou responsáveis. O contato permanente da família com o colégio é imprescindível para o sucesso escolar do aluno.

 

Atendimentos individuais para pais ou responsáveis

Os atendimentos aos pais deverão ser previamente agendados com a Pedagoga. A escola e a família deverão estar sempre em contato, para que seja feito um trabalho integrado.

 

Comunicações / Agenda Escolar

 

A agenda escolar é o principal instrumento de comunicação Família /escola.

Outras comunicações com a família serão feitas por intermédio de circulares,emails, comunicados e/ ou outros meios. É de responsabilidade dos pais tomarem conhecimento de tais comunicações e, quando solicitado,devolve-las com a assinatura dos pais e/ ou responsáveis.

 

Saúde

Para melhor aproveitamento dos estudos, é ideal que o aluno esteja em boas condições de saúde.Caso apresente sinais de doença infecto- contagiosa, o aluno deve permanecer em casa,pois, além do risco de contágio, o mesmo necessita de cuidados especiais.

Em caso de doença ou acidente durante o horário de aula, a Escola prestará os primeiros socorros e avisará aos pais para que se responsabilizem pelo devido acompanhamento.

Remédios, tais como analgésicos,antibióticos ou outros medicamentos de que o aluno esteja fazendo uso,deverão ser trazidos de casa,com autorização dos pais e receita médica.

 

Deveres do aluno para com o colégio:

Atender às determinações escolares e disciplinares da Unidade Escolar.

Freqüentar com assiduidade as aulas e demais atividades escolares.

Cumprir, rigorosamente, as determinações da gerência, dos professores, equipe pedagógica e dos funcionários, nas respectivas áreas de competência.

Observar fielmente os preceitos de higiene individual.

Zelar pela limpeza e conservação das instalações, dependências, materiais,móveis, utensílios e maquinários, ressarcindo à Unidade Escolar os prejuízos que causar.

Comparecer às reuniões do Conselho de Classe, quando for convocado.

Tratar com respeito o diretor, os professores, a equipe pedagógica, as autoridades de ensino, os funcionários e os colegas.

Não incitar os colegas a atos de rebeldia ou violência.

Possuir e apresentar, quando exigido, todo o material didático de uso individual.

Usar documentos e material de identificação e apresentá-los quando for exigido.

Comparecer às solenidades, às festas cívicas e sociais promovidas pela Unidade Escolar.

Contribuir para a elevação do nome da Unidade Escolar e promover seu prestígio em qualquer lugar onde estiver.

Participar das atividades escolares sociais, cívicas e recreativas destinadas à sua formação e promovidas pela Escola.

 

Direitos do aluno:

Ser tratado com respeito e atenção pelo diretor, professores equipe pedagógica, funcionários da Escola e colegas.

Manifestar-se, por escrito, contra atos, atitudes, omissões ou deficiências de professores, equipe pedagógica, funcionários e serviços da Escola,quando se julgar prejudicado em seus direitos.

Utilizar as dependências da Escola, na norma e nos horários reservados para tal.

Acompanhar por meio de boletim escolar, suas notas,conceitos e freqüência.

Receber assistência educacional de acordo com as possibilidades da Escola.

Solicitar revisão de provas dentro do prazo máximo de três dias úteis após a divulgação dos resultados.

 

O aluno não deve:

Entrar ou sair da sala de aula sem autorização do professor.

Ocupar-se, durante as aulas, de atividades alheias a elas ou portar materiais estranhos às atividades escolares.

Em hipótese nenhuma será permitido o uso de aparelhos celulares em sala de aula e/ ou ambientes de atividades escolares (os mesmos deverão manter-se no vibra call), sendo os mesmos retidos em caso de descumprimento da norma e devolvidos exclusivamente aos pais/responsáveis

 

Normas Disciplinares ( Não é permitido ):

Namoro ou intenções de namoro, nas dependências da escola .

Danificar o patrimônio da Escola e pertences dos colegas, professores e funcionários.

Ausentar-se do estabelecimento sem que esteja devidamente autorizado pela família e pela Escola

Fazer-se acompanhar dentro da Escola de pessoas estranhas à comunidade escolar sem prévia autorização.

Portar ou fazer uso de cigarro, bebida alcoólica, substâncias tóxicas, soltar foguetes, bombinhas ou qualquer tipo de sonorizador.

Comercializar qualquer produto, salvo com autorização escrita da direção da Escola.

 

Festas e eventos

Para estreitar ainda mais a relação da Escola e a família, alguns eventos educativos e culturais serão organizados, tais como: Mostra Cultural e Literária, Festa Junina , Festa da Família e outros.

A comemoração de aniversário na Escola será restrita à Educação infantil e ao Ensino Fundamental, com agendamento prévio.